PIO XII E MAIS 26 CIDADES DO MARANHÃO TEM RECURSOS DO PSF SUSPENSOS POR IRREGULARIDADES

O Ministério da Saúde (MS) suspendeu a transferência de verbas a 337 cidades brasileiras após detectar irregularidades nos registros de profissionais que atuam nos programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes de Saúde.

Vinte e sete municípios maranhenses tiveram parte dos recursos destinados à saúde da família suspensos até que irregularidades no cadastro das equipes de "Saúde da Família" e "Saúde Bucal" sejam solucionadas.


Entre os municípios, a capital, São Luís, Amapá do Maranhão, Bacabal, Barreirinhas, Buriticupu, Campestre do Maranhão, Governador Newton Bello, Grajaú, Igarapé do Meio ,Igarapé Grande ,Junco do Maranhão ,Lago Verde ,Magalhães de Almeida ,Matões ,Passagem Franca , Peri Mirim ,Peritoró ,Pinheiro, Pio XII , Rosário , São João do Paraíso ,São José de Ribamar , São José dos Basílios , São Pedro dos Crentes , São Raimundo das Mangabeiras , Sítio Novo e Tuntum.


A decisão exposta na portaria nº 1.465 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (27). No documento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que a medida foi tomada pela “existência de irregularidades no cadastramento de profissionais da Saúde da Família no SCNES [Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde].


Segundo o Ministério, o problema mais comum é a duplicidade de agentes na folha de pagamento dos programas. Ainda de acordo com o MS, a suspensão é proporcional à quantidade de equipes e agentes que apresentaram problemas.


PIO XII


A causa da suspesnsão do Programa Saúde da Família em Pio XII se deu por causa semelhantes aos outros municípios.


O médico e vice - prefeito da cidade, Dr. Franzé, estava com seu nome nas folhas de pagamento do PSF tanto de Pio XII quanto de Lago Verde. A duplicidade nas folhas de pagamento do programa é proibido pelo Ministério da Saúde.


Dr. Franzé foi alertado diversas vezes pela Secretaria de Saúde de Pio XII para regularizar o problema, ou seja, opitar por um dos programas (Pio XII ou Lago Verde), sem levar posicionamento a Secretaria de Saúde do município, o programa foi suspenso para o município levando prejuízo para usuários do programa e para 14 prifissionais da saúde, dentre eles, agentes comunitários e enfermeiros, que estão com quase 90 dias de atraso de salários por conta do impasse.
O PSF suspenso atende as famílias da Vila Esperança onde se locakizam dezenas de famílias. Recentemente, a Prefeitura de Pio XII entregou um equipado Posto de Saúde para a comunidade. Devido a a irregularidade com o nome do médico Dr. Franzé em dois PSF (Pio XII e Lago Verde) a Vila Esperança terá dificuldades no atendimento de saúde. Cerca de 12 Agentes comunitários de Saúde, um enfermeiro e um técnico terão seus salários paralisados. A secretaria de Saúde do município que tentou evitar a suspensão diz que vai procurar resolver o problema para não prejudicar o atendimento à comunidade.

Há poucas semanas, Dr. Franzé recebeu o aval do Prefeito Mundiquinho para iniciar sua pré - campanha a prefeito da cidade contra o candidato da família Veloso.

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS CONCURSO PÚBLICO DATA DE EMISSÃO: 01/03/2012 HABILITADOS EM ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO (RESULTADO PRELIMINAR – CONFORME ESTABELECIDO NO EDITAL Nº 1/2011 – CAPÍTULO X – ITENS 4 E 5) Cargo: TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Suspeito de estuprar sobrinha é preso em Balsas

Jurada do caso Bruno é presa acusada de tráfico de drogas