Professores da rede estadual e municipal de ensino de Pio XII posicionam-se contra as imposições da Secretaria de Estado da Educação

Reunidos nesta manhã em assembléia geral, convocada pelo núcleo local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, os educadores da rede estadual e municipal de ensino de Pio XII posicionaram-se contra as mudanças impostas pelo governo do Maranhão às escolas do Estado. O documento aprovado na assembléia (abaixo) será encaminhado ao ministério Público, à Regional de Educação de Santa Inês e à Secretaria Estadual:


Abaixo as imposições da Secretaria Estadual de Educação!
Pela revogação imediata das medidas anunciadas!
Durante esta semana o governo do Maranhão surpreendeu a todos com a notícia da reorganização da rede estadual de ensino. As mudanças anunciadas pela Secretaria Estadual de Educação implicam o fechamento de escolas em várias cidades do Maranhão. Em Pio XII, foi anunciado o fim do ensino médio no Centro de Ensino Jansen Veloso (Cema), a não realização de novas matrículas e o funcionamento da escola apenas nos turnos matutino e vespertino. As decisões relacionadas ao Centro de Ensino Newton Bello deixam a escola na iminência de seu fechamento, uma vez que foi anunciado o fim do ensino fundamental e médio, devendo a escola funcionar apenas no turno noturno, com a e educação de jovens e adultos. Quanto ao Centro de Ensino Rafael Braga, anunciou-se que a escola deve funcionar nos três turnos, recebendo todos os estudantes que cursam ou irão cursar o ensino médio. A extinção do ensino médio noturno no Cema e no Newton Bello deixa sem opção de matrícula muitos estudantes que trabalham durante o dia e que, portanto, só podem estudar à noite. Por sua vez, a aceitação das mudanças impostas pode representar, em 2013, o fechamento da mais antiga instituição escolar de Pio XII em funcionamento: o Centro de Ensino Newton Bello. As mudanças anunciadas representam também o aumento do número de alunos e de turmas na rede municipal de ensino, significando uma sobrecarga de trabalho para os profissionais da educação municipal.
Diante desses fatos, nós, educadores da rede estadual e da rede municipal de ensino de Pio XII, reivindicamos do governo do Estado:
1) a imediata revogação das medidas anunciadas e
2) que nenhuma decisão seja tomada, a respeito das referidas escolas, sem que antes seja ouvida a comunidade escolar: os estudantes, pais, professores, funcionários e suas entidades representativas.
Pio XII (MA), 14 de janeiro de 2012.     

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS CONCURSO PÚBLICO DATA DE EMISSÃO: 01/03/2012 HABILITADOS EM ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO (RESULTADO PRELIMINAR – CONFORME ESTABELECIDO NO EDITAL Nº 1/2011 – CAPÍTULO X – ITENS 4 E 5) Cargo: TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Suspeito de estuprar sobrinha é preso em Balsas

Jurada do caso Bruno é presa acusada de tráfico de drogas