TST concede aumento de R$ 80 para funcionários dos Correios

Por sete votos a dois, os ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiram que funcionários dos Correios devem receber um aumento salarial real de R$ 80 a partir de outubro de 2011. Iniciada no dia 14 de setembro, a greve nos Correios deve terminar nesta terça-feira após o julgamento realizado no tribunal. O impasse reside no valor do aumento real a ser concedido e no desconto no salário para os dias de paralisação até agora --este ponto ainda está sendo discutido.

O valor do aumento é o mesmo acordado na última terça-feira (4) entre representantes do sindicato e da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) durante sessão no TST. Além disso, as duas partes haviam concordado que seis dias de greve seriam descontados dos vencimentos e que os funcionários dos Correios trabalhariam durante fins de semana e feriados para entregar as 136 milhões de cartas acumuladas. O acordo, contudo, foi rejeitado posteriormente nas assembleias.


O relator do julgamento da greve, o ministro Maurício Godinho, afirmou nesta terça-feira (11) que o movimento não é abusivo e respeita princípios que não prejudicam a ECT. O ministro propôs que os dias de greve não sejam descontados na folha de pagamento, mas que os grevistas compensem a paralisação trabalhando os 28 dias em esquema de plantão.
"A nossa proposta é aplicar o princípio da proporcionalidade. Pagamento haverá, mas sem desconto monetário. A compensação é um pagamento in natura. A compensação pela prestação de trabalho em dias normalmente não trabalhados. A nossa proposta é que o pagamento se faça pela prestação de serviços e não descontos", afirmou durante julgamento nesta terça-feira. 

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS CONCURSO PÚBLICO DATA DE EMISSÃO: 01/03/2012 HABILITADOS EM ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO (RESULTADO PRELIMINAR – CONFORME ESTABELECIDO NO EDITAL Nº 1/2011 – CAPÍTULO X – ITENS 4 E 5) Cargo: TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Suspeito de estuprar sobrinha é preso em Balsas

Jurada do caso Bruno é presa acusada de tráfico de drogas